terça-feira, 23 de março de 2010

Casados mas solitários

A pior solidão é aquela que acontece quando você está acompanhado. Será que é possível tal fenômeno suceder em um casamento? Evidente e infelizmente a resposta para esta pergunta é SIM. Muitas mulheres e homens sentem-se solitários dentro do casamento porque não existe diálogo ou uma conversa mais profunda. Quando falam entre si é a respeito de coisas superficiais ou sobre outras pessoas. Quando um dos cônjuges abre o seu coração, corre o grande risco de ser ignorado e ficar solitário.

As esposas sentem imensa necessidade de serem ouvidas pelos seus maridos e estes falham bastante nesta área por não darem a devida atenção que elas carecem e merecem. A mulher por sua natureza inerente é detalhista, conversadeira e extrovertida, com algumas exceções. Se o seu esposo não demonstra interesse na sua conversa ou naquilo que é importante para ela, mesmo que para ele seja uma "bobagem", ela com o passar do tempo vai desanimar de compartilhar seus interesses, seus anseios e acontecimentos com ele. Falar para que, se ele não gosta de ouvir?

Isso pode acontecer também com o esposo, de a mulher não dar-lhe a importância que ele gostaria e necessita. Esta é uma das razões pela qual tantos casais estão juntos, mas estão sentindo-se sozinhos e solitários. Estão debaixo do mesmo teto, comem juntos, dormem juntos, mas cada um vive no seu "mundinho". Cada um tem seus próprios interesses, projetos, sonhos e nem sequer deixa o outro participar. Tal coisa é muito triste! O mais triste é se não houver uma consciência de mudança e uma decisão radical e proposital para acontecer a mudança. Aí o casamento vai só definhando como uma plantinha que murcha e morre por não ser dia a dia cultivada, regada e cuidada.

O casamento não é uma mágica, é preciso ser cuidado, dia após dia, hora após hora e minuto após minuto. Parece exagero, mas não é. "Só é duradouro aquilo que se renova todos os dias". Eu citei uma faceta na vida a dois, mas existem muitas outras coisas que precisamos observar e praticar se queremos ter um casamento saudável. É tão fácil acomodar-se e deixar que o casamento seja transformado em uma rotina apenas suportável ou insuportável e um relacionamento sem graça, monótono, e medíocre.

Que o Senhor nos ajude! Que o nosso casamento seja restaurado, renovado e cada dia edificado no amor de Cristo e que nós estejamos dispostos a pagar o preço para que isto aconteça, não somente em ocasiões esporádicas, mas todos os dias.

Rosângela Linhares.

0 comentários: