segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Provérbios para aprender a sabedoria, o ensino, e o temor do Senhor

1.1 - Provérbios de Salomão, filho de Davi, o rei de Israel. A palavra “provérbio” é um pequeno ditado que condensa a sabedoria com poucas palavras facilitando a sua memorização (pro = em lugar de; verba = palavras). O provérbio não argumenta: ele se expressa de modo enfático. O livro bíblico de Provérbios foi escrito por Salomão, filho de Davi, o rei de Israel (1.1; 10.1; 25.1), que escreveu três mil provérbios (1 Reis 4.32).

1.2 - Para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência; Os provérbios nos ajudam com objetividade a maneira de viver neste mundo com coerência, sabedoria, agradando a Deus e amando o nosso próximo. Esse livro merece nossa atenção e dedicação, pois seu conteúdo é rico em instruções para o bem. O propósito dos provérbios é ensinar a sabedoria de modo prático. A palavra “sabedoria” é mencionada mais de quarenta vezes no livro de Provérbios. Por isso, o livro não deve ser lido às pressas, caso contrário, não se assimilará a riqueza de seus ensinamentos. Uma boa maneira de aprender com “Provérbios” é ler um capítulo por dia. Como o livro tem trinta e um capítulos é possível lê-lo em um mês lendo apenas um capítulo por dia. Isso é possível para qualquer pessoa que tenha o mínimo de interesse em ser sábia para a vida a partir de provérbios escritos por um grande sábio que foi inspirado pelo Espírito Santo de Deus. Não basta ler, mas, sobretudo, é preciso “entender as palavras de inteligência” contidas nesse livro maravilhoso. Palavras de inteligência falam de conhecimento profundo de quem viveu e passou para nós o que aprendeu. A inteligência nos dá a capacidade de ler entre linhas e fazer distinções corretas. Ninguém deve subestimar esse tesouro de sabedoria.

1.3 - para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a equidade; Os provérbios nos ensinam a viver com um procedimento justo e correto. O efeito do Evangelho de Jesus em nossas vidas é nos educar a deixarmos a descrença em Deus e abandonarmos os desejos mundanos, para que levemos cada dia uma vida sensata, justa e piedosa. O bom proceder faz diferença na vida de qualquer pessoa que se torna um exemplo com suas palavras, com seu procedimento, com seu amor, com sua fé, e com sua pureza. O bom proceder é uma das maiores necessidades nesses tempos modernos. A Bíblia diz: "Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes,desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes".

1.4 - para dar aos simples prudência e aos jovens, conhecimento e bom siso. Os provérbios inspirados por Deus ensinam as pessoas inexperientes a serem prudentes e cautelosas, como disse Jesus: "sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas". Os que são facilmente persuadidos e ingênuos podem ter prudência e bom senso; e mesmo os que não têm boa formação acadêmica, podem ter maior compreensão para um viver saudável do que todos os seus mestres, se meditarem nos testemunhos de Deus. "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti". O jovem sábio que tem bom senso sabe que pode se alegrar na sua juventude, e recrear o seu coração nos dias da sua mocidade; pode andar pelos caminhos que satisfazem ao seu coração e agradam aos teus olhos; porém, ele sabe que de todas estas coisas Deus lhe pedirá contas. Por isso, ele torna-se padrão dos fiéis porque vive dando razão a Deus conforme os valores do Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

1.5 - Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça". Ouvir, mostra interesse em crescer, disposição em aprender e obedecer. Os provérbios não são destinados apenas aos simples e aos jovens inexperientes mencionados no verso anterior, mas também aos sábios e instruídos. O sábio sempre pode crescer e o instruído pode conseguir cada vez mais habilidade. Paramos de viver quando paramos de aprender e crescer. Nada contra a sabedoria e a instrução acadêmica, mas o livro de Provérbios fala basicamente da sabedoria que vem de Deus e que podemos pedir a Deus. Essa sabedoria que vem lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Essa sabedoria nos habilita para toda boa obra.

1.6 - para entender provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios. Os simples, os jovens, os sábios e os instruídos, adquirem sabedoria entendendo os provérbios, parábolas e enigmas dos sábios. Os provérbios não são apenas palavras sábias, mas também palavras obscuras - parábolas onde a sabedoria é apresentada de modo figurado ou enigmático como uma fonte inesgotável, de onde a instrução precisa ser extraída, ou como uma grande mina, onde ela tem de ser tirada. Observe que a vivacidade dos provérbios está na antítese ou na comparação. Oração e meditação profunda nos ajudam a entender o que está oculto nessas máximas cheias de sabedoria para o bem viver. A sabedoria e o ensino devem ser aprendidos e entendidos; o bom proceder, a justiça e a retidão devem ser obtidos por todos - inexperientes, jovens, sábios e instruídos. Todos podem ser prudentes e capacitados para uma vida de qualidade. Tudo isso começa no querer, na de-cisão de romper com um padrão medíocre de viver.

1.7 - O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. Esse pode ser considerado o versículo chave do livro de Provérbios. Temor do Senhor não quer dizer medo de Deus, mas amor reverente e obediente. Essa é a base, o fundamento para o verdadeiro saber na vida. Note que esse saber não é conhecimento acadêmico, fruto de leituras e cursos teológicos ou profissionalizantes. Trata-se de um saber que só se adquire com a fé no relacionamento com Deus, como disse Jesus: "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste". Jesus disse que esse temor se manifesta pelo amor e a obediência a Deus: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos". Mas os ignorantes que não se deixam ensinar desprezam o ensino, e por isso mesmo perecem em todos os sentidos.
__________________________________________________
1.1 Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. 1.2 Para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência; 1.3 para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a equidade; 1.4 para dar aos simples prudência e aos jovens, conhecimento e bom siso. 1.5 Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade 1.6 para entender provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios. 1.7 O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. (Provérbios 1.1-7).

Antonio Francisco - Cuiabá, 20 de janeiro de 2014 - Voltar para Devocionais em Provérbios.

0 comentários: